May 19 2014

Andréia Silveira

Câmbio Turismo – Libra Esterlina

A libra-esterlina, ou libra, é a moeda oficial no Reino Unido. Seu aspecto mais importante é o fato de ser emitida através de mais de um banco, já que o padrão é único, pois os bancos da Escócia e da Inglaterra operam em coordenação, mesmo que o controle e o comando da política monetária sejam definidos apenas pelo banco da Inglaterra.

Entre as moedas de mais circulação internacional, a libra esterlina é considerada como a mais valorizada de todas, devido ao padrão-ouro, superando até mesmo o dólar e o euro.

Cotação de Libra

Ao viajar para o Reino Unido você precisa fazer a troca da moeda nacional para a libra esterlina. É importante que você esteja por dentro da cotação de libra para saber o quanto trocar para levar em sua viagem.

A cotação da libra vai depender de várias forças do mercado, flutuando livremente de acordo com equilíbrio entre demanda e oferta. Quando existe um excesso de libras no marcado, seus preços então caem, o que desvaloriza a moeda. Com isso, especuladores financeiros despertam seu interesse, inclusive investidores particulares e os bancos privados, passando a comprar a moeda com a finalidade de vendê-las assim que valorizarem.

Com a compra em massa dessa moeda, a oferta diminui e o valor da libra começa a subir novamente. Sendo assim, com a libra valorizada, tais especuladores começam a vender as suas reservas, o que causa um aumento de oferta da moeda no mercado, novamente, trazendo preços mais baixos e assim sucessivamente.

As empresas que fazem exportação e importação de mercadorias dos territórios onde circula a libra, são afetadas também devido às variações da cotação da moeda. Já os exportadores brasileiros acabam por se beneficiar com o aumento da cotação da libra, pois significa que terão um aumento de seus lucros ao fazer a conversão da libra em moeda local.

No caso dos importadores, eles se beneficiam com a desvalorização da moeda. Sendo assim, uma queda na cotação da libra-real ajuda a adquirir mercadorias por um preço menor. Isso acaba impactando os consumidores finais dos produtos importados dentro do mercado domestico, ao pagar um preço baixo por esses produtos.

Libra para viajar

Muitas pessoas ficam em dúvida sobre a moeda da Inglaterra, já que a moeda por lá é libra, mas aceitam também euro. E você sabe qual é a maneira mais vantajosa de comprar libra? Você pode ir em uma casa de câmbio e fazer a troca do real pela libra, mas é importante saber que os turistas são influenciados também na cotação da libra-real.

O seu poder aquisitivo em uma viagem ao Reino Unido é determinado também pela quantidade de libras sobre uma quantia fixa de reais pode adquirir no ato da compra. Portanto, turistas que estão interessados em comprar libras esterlinas poderão encontra-las nas agências de câmbio, nos maiores bancos brasileiros e em aeroportos internacionais do país e exterior.

Comprando euro

Se você optar por comprar euro para viajar para o Reino Unido e arredores, vá até uma casa de câmbio ou um banco que seja autorizado pelo Banco Central. Não se esqueça que eles devem vender pelo preço que está nos jornais ou abaixo (vale a lei da oferta e demanda).

É sempre bom levar um pouco de dinheiro vivo para cobrir despesas emergenciais que poderão surgir durante a sua viagem.

Cotação de Libra hoje

A economia britânica ganha ritmo, porém o fato da libra ter registrado máximo após quatro anos, a inflação é o indicador debaixo do olho. Confira o valor atual da moeda de acordo com o site da UOL:

GBP 1,00 vale R$ 3,717 hoje (16/05/2014)

Veja o histórico dos últimos 5 anos:

Data Compra Venda
Alta 15/05 3,7235 3,7269
Baixa 14/05 3,6910 3,6950
Baixa 13/05 3,7256 3,7290
Alta 12/05 3,7340 3,7382
Baixa 09/05 3,7270 3,7315

Se você deseja saber mais sobre a cotação Libra Esterlina, preencha nosso formulário que entraremos em contato com você.

Sobre o autor: Andréia Silveira

Andréia Silveira está cursando Turismo e fez diversos cursos na área de tecnologia. É escritora freelancer e tem uma enorme paixão pela escrita, com o interesse na criação e publicação de artigos de qualidade em diversas áreas do conhecimento.

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.