May 19 2014

Andréia Silveira

Câmbio Turismo – Euro

O euro é uma moeda dos países europeus que pertencem à União Europeia e foi criada com finalidade de facilitar as transações comerciais do Bloco Econômico (UE), porém, foi adotada apenas por treze nações: Bélgica, Irlanda, Países Baixos, Alemanha, Eslovênia, França, Itália, Espanha, Portugal, Finlândia, Áustria, Grécia e Luxemburgo.

Os países que fazem parte da União Europeia e não optaram por adotar o euro como sua moeda é: Suécia, Reino Unido, Eslováquia, Hungria, Malta, Romênia, Chipre, Bulgária, Dinamarca, Polônia, Letônia, Lituânia, República Checa e Estônia. Isso porque eles temiam que a moeda não estabilizasse, podendo se desvalorizar, sem contar no receio de perder autonomia.

Cotação de euro

Uma das cotações mais importantes entre as várias moedas que circulam pelo mundo é o euro. Essa é a segunda moeda que mais é comercializada no planeta e também a primeira se somada ao valor de todas as moedas e as notas impressas. Hoje o euro é a moeda oficial de 17 países-membros da União Europeia e muitas outras nações possuem moedas onde a cotação varia com o valor do euro, diretamente.

A cotação do euro no Brasil hoje, assim como de qualquer outra moeda, varia de acordo com a lei da oferta. Então, quando tem euros demais em circulação, sobrando, o valor dessa moeda diminui comparado com o real. Já quando a quantidade de euros é menor em circulação do que a quantidade da demandada por diversas instituições no mercado, como especuladores, bancos, turistas e outros, o preço da moeda então sobe e será necessária mais moeda real para se comprar uma unidade de euro.

Por exemplo, uma cotação fictícia do euro-real em 1-2, que são necessários 2 reais para ter uma unidade de euro. Quando a cotação fica alterada para 1-2.5, fala-se que o euro valorizou. Ou seja, são necessários mais valores em reais para conseguir a mesma quantidade de euro.

Para vários agentes econômicos, a cotação do Euro é muito importante, como para os investidores do mercado financeiro, turistas que querem viajar para a Europa e bancos. Os investidores e os bancos têm certo interesse especulativo sob a moeda e apenas realizam a compra se a cotação do euro está baixa para poder vender a moeda futuramente, quando ela estará em alta novamente.

Já o interesse dos turistas é mais imediato, afinal, ele querem a moeda para usa-la em sua viagem à Europa. Assim, a compra e venda do euro se dá, principalmente, por meio dos bancos brasileiros, aeroportos internacionais e agências de câmbio.

Euro para viajar

Se você pretende viajar para os países da Europa conta com três possibilidades em relação a moeda: utilizar cartões de crédito ou débito ou compra-las no Brasil. O ideal é que você não invista em apenas uma possibilidade, pois é bom levar um pouco do dinheiro em mãos para cobrir possíveis necessidades, mas não é aconselhável levar todo seu dinheiro em mãos, devido ao risco de assalto.

Os cartões de crédito são muito caros e não oferecem taxa de câmbio atraente, mas o cartão de débito é a melhor opção, pois oferece taxa de câmbio mais econômica, porém não é aceito em todos os lugares. É bom comprar euro no Brasil e levar apenas o que achar necessário para uma urgência, levar cartão de débito para cobrir suas despesas por lá e o de crédito para ser usado para uma compra maior.

Cotação do euro hoje

Uma expressão muito usada em transações financeiras e comerciais é a taxa de câmbio, que nada mais é do que o valor da moeda estrangeira relacionado à nacional, ou seja, o valor da unidade da moeda internacional convertido para o valor da moeda nacional.

Todas as taxas de câmbio varia de um dia para outro, independente da moeda. Para ter acesso ao valor, consulte alguns sites de cotação, como o site “Cotação euro hoje”, que informa o valor diariamente do euro, como o de hoje, 16 de maio, que está: euro 1,00 = R$ 3,0381 (comprar) e euro 1,00 = R$ 3,0398 (vender).

Se ficou alguma dúvida sobre o câmbio turismo euro, entre em contato com nosso site. O retorno é rápido e preciso!

Sobre o autor: Andréia Silveira

Andréia Silveira está cursando Turismo e fez diversos cursos na área de tecnologia. É escritora freelancer e tem uma enorme paixão pela escrita, com o interesse na criação e publicação de artigos de qualidade em diversas áreas do conhecimento.

Muitos leitores realizaram a cotação do seu Seguro Auto através de nosso site!

Preencha o nosso formulário e receba grátis as melhores propostas.


Discussão

Sem comentários. Seja o primeiro a responder!

Postar um comentário

Os comentários estão encerrados.